abril 09, 2012

Dormindo com o inimigo


Dormindo com o inimigo é o lugar comum que melhor se adequa ao que tenho andado ultimamente a fazer na horta: tratar o terreno para que as ervas daninhas tenham boas condições de germinação e desenvolvimento.
Passo a explicar: tudo começou há cerca de catorze anos, pouco depois de a minha filha nascer. Apareceu no quintal, no meio dos alhos, uma erva desconhecida para mim. Até achei piada, as folhas eram idênticas às do trevo e mais tarde deu uma flor amarela muito bonita. Verifiquei posteriormente que tinha uns tubérculos subterrâneos minúsculos. Era apenas um exemplar e não dei nenhuma importância à questão. Pois é, aquilo foi apenas o início, ao longo dos anos veio a propagar-se por toda a horta até se chegar à situação atual - uma praga insustentável que compromete todas as culturas. Falei na dita infestante a várias pessoas, vi muitas nos Açores e descobri que é conhecida pelos nomes populares de Azedas, Vinagres e Trevo-Azedo. O nome científico é Oxalis pes-Caprae. Houve quem opinasse que a "semente" original veio através do composto orgânico guano que eu cheguei a usar.
A certeza acerca da melhor forma de resolver o problema é que ainda não a tenho. Já pedi o conselho da Bayer e estou à espera de resposta. Neste momento, a solução que prevalece é a "receita" do meu amigo Zé Carlos que, nestas questões, não há pai para ele, tem sempre um truque na manga. E a receita dele é deixar crescer e aplicar Roundup Ultra, herbicida sistémico de pós-emergência contra infestantes anuais e vivazes, em dose reforçada. Para o efeito, este ano, plantei apenas cerca de um quarto do espaço da horta e no restante estou a "engordar" os ditos vinagres: lavrei convenientemente, dentro da estufa apliquei também uma boa rega, e estou à espera que germinem e cresçam para, quando estiverem no ponto, lhes tratar da saúde. Entretanto, se alguém ler esta mensagem e tiver uma solução agradeço que me diga.

1 comentário:

Zé Ruela disse...

É justo referir aqui a simpatia da Bayer em responder prontamente ao pedido de informação solicitado. Para quem tiver o mesmo problema, aqui fica o conselho recebido da Bayer: «Para controlar a Oxalis pes-caprae deve aplicar por pulverização, 4-5 L/ha de Roundup Supra quando a infestante estiver em crescimento activo e de preferência em plena floração.» O meu amigo Zé Carlos marcou pontos mais uma vez e quase que acertava em cheio, pelos vistos aconselha-se o Supra e não o Ultra.